AYURVEDA, YOGA E TERAPIAS NATURAIS

AYURVEDA, YOGA E TERAPIAS NATURAIS

segunda-feira, 4 de maio de 2015

PRAKRUTI VATA



Para a Ayurveda existem cinco forças da natureza que se combinam dinamicamente para formar o nosso organismo: éter (ou espaço), ar, fogo, água e terra. Esta combinação, chamada Prakritti (ou dosha), organiza todas as funções físicas, mentais e emocionais necessárias para a vida. O modo como vemos, pensamos e sentimos são a nossa prakrutti - o resultado da combinação única dessas energias sutis.
Descobrir o nosso dosha, é uma maneira de entender melhor a nossa individualidade. Ao nos familiarizarmos com a nossa natureza, aprendemos a nos manter em harmonia, conquistando uma vida equilibrada em todos os sentidos. Físico, emocional e espiritual.

E hoje, vamos falar um pouquinho de VATA (Éter + Ar):


Corpo
O indivíduo do tipo Vata tem estrutura leve e flexível. O corpo é pequeno, os músculos são suaves, é pouco gorduroso com tendência a ser magro ou a estar abaixo do peso. Aparenta ser “tão alto” ou “tão baixo” frequentemente. Sua aparência física é pouco desenvolvida. Com peito “chapado”, demonstra pouca força e menos resistência do que os outros doshas. As veias costumam ser proeminentes.
Sua pele tem tendência a ser seca e com rugas. A circulação é pobre e, como resultado, as mãos e pés são frios. Em função do dosha ser frio, seco, leve e móvel, o Vata tem falta de material isolante (tecido gorduroso abaixo da pele). Ele se sente desconfortável no clima frio, especialmente se está seco e ventando, e prefere a primavera e o verãoOutras características físicas de uma pessoa Vata incluem olhos pequenos e sem brilho, secura, cabelos finos (enrolados, ondulados), pele e unhas secas e ásperas, juntas rachadas, dentes irregulares, quebradiços ou protuberantes.

Alimentação
Tem apetite e digestão variáveis. Come depressa e em pouca quantidade, o que tende a desequilibrar e agravar o dosha. É atraído por alimentos adstringentes, como saladas e vegetais, mas o seu corpo precisa dos sabores doce, ácido e salgado. Alimentos crus agravam o Vata mais do que equilibram. Costuma sofrer de dificuldades com a digestão e problemas com a absorção de nutrientes. Tem tendência a produzir urina escassa e as fezes são duras, secas e em pouca quantidade. A constipação intestinal é uma das características mais comuns.

Perfil
Como o vento, o Vata tem grande dificuldade em estabelecer “raízes”. A palavra Vata deriva de uma raiz que significa “mover” e isso dá uma importante pista sobre as características desse dosha. Como o princípio é o da mobilidade, Vata provê a força motora para todas as funções e processos mentais e físicos, regulando todas as atividades do corpo, do número de pensamentos que temos a quanto rápido e eficientemente o alimento se move no trato digestivo.
As pessoas de Vata são imprevisíveis. Sua variabilidade – de tamanho, forma, disposição de ânimo e ação – é a característica que o distingue. A sua energia física e mental se manifesta aos arrancos. Os indivíduos desse tipo tendem a andar depressa, ter fome a qualquer hora, amar a excitação e a mudança, ir dormir numa hora diferente a cada noite, pular refeições e digerir bem a comida em um dia e mal no dia seguinte.
Psicologicamente, o Vata é abençoado com uma mente rápida, flexível e criativa. Tem uma excelente imaginação e se sobressai pelas idéias de "mestre". Quando está em equilíbrio é alegre, jovial e feliz. Tende a falar muito e rapidamente. É facilmente excitado, alerta e reage com velocidade, mas não pensa demais antes de agir. Por isso, costuma dar respostas e ter reações impulsivas e equivocadas ou tomar decisões erradas com grande confiança.
Uma de suas principais características é a disposição para mudanças ou para mudar as coisas de lugar e dificuldade para estabelecer relacionamentos. Ele, freqüentemente, muda a mobília, a casa, o emprego, a cidade, e se sente facilmente entediado, instável e desmotivado. Não gosta de ficar no mesmo lugar por mais de um ano! Sua fé também é variável. Muda de religião com muita facilidade.
O Vata está sempre com pressa e caminha rápido. Devido ao atributo mobilidade, não gosta de ficar à toa e prefere o movimento. Não fazer nada é uma punição para ele. No entanto, como tem pouca resistência pode ficar facilmente cansado .
O Vata é um ser amável, se conseguir amar alguém sem medo. Na verdade, o medo é um dos sintomas de desequilíbrio e um Vata costuma sentir medo da solidão, do escuro, de altura e de lugares fechados. Ansiedade, nervosismo e insegurança também são comuns. Ele é preocupado, pouco tolerante e pouco corajoso,
Estímulos contínuos, auditivos, drogas, açúcar, cafeína e álcool  e mudanças freqüentes,  assim como a exposição a lugares e alimentos frios, música muito alta, iluminação inadequada e uso excessivo do computador são fatores que agravam seu estado e levam a desordens como, constipação, gases intestinais, fraqueza, artrites, pneumonia, pele, lábios, cabelos, calcanhares e mamilos ressecados ou rachados, desordens do sistema nervoso, tiques nervosos, confusão mental, palpitação e falta de ar, assim como tensão e rigidez muscular, dores na região lombar e ciática. Quando está em desequilíbrio, é difícil restabelecer sua harmonia.
Apesar de ser naturalmente atraído por novas experiências, deve destinar algum tempo a algum hobbie que trabalhe a sua criatividade e o traga à calmaria.

HARMONIZAÇÃO DE VATA

Se você perceber os sintomas iniciais de um desequilíbrio Vata, pode abrandá-lo com:

meditação
Não pulando as refeições
Indo  para a cama mais cedo
Evitando tomar gelado, usar roupas adequadas  para a temporada e manter sua cabeça  coberta quando o tempo estiver frio
Realizando uma auto massagem  diariamente usando óleos de gergelim ou amêndoas  (morno) ou pelo ao menos, na planta dos pés, antes de dormir
Chá de gengibre fresco é benéfico e pode ser usado frequentemente durante o clima frio(principalmente)
música calmante
Tocar e ser tocado regularmente pelas pessoas que você ama
Cores quentes em sua roupa e meio ambiente, tais como cores de terra, pastéis, pardos e amarelos mornos
Aromas que são doces, pesados e quentes. Exemplo: manjericão, louro, canela, frutas cítricas, cravo, alfazema, pinho, e baunilha
Você não conseguiu se identificar ou ficou na dúvida? Marque uma consulta e tenha todo acompanhamento nutricional e de hábitos diários. Que podem transformar sua vida, com muita qualidade!
Deixe um comentário. Gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário