AYURVEDA, YOGA E TERAPIAS NATURAIS

AYURVEDA, YOGA E TERAPIAS NATURAIS

sábado, 2 de maio de 2015

O QUE VOCÊ NÃO TEM DEIXADO IR?



O que você não tem deixado ir?


Medo: É interessante notar que a reação fisiológica mais comum que caracteriza o medo é o tremor. . O tremor é uma manifestação do atributo móvel, agitado ou brusco, uma das qualidades mais importantes do elemento ar. O excesso de agitação leva à perda da estabilidade e, portanto, a perda de segurança. Outro atributo, também intimamente ligado ao tremor é a sensação de frio. O medo gera uma sensação semelhante ao estar com frio, com tremores e palidez. É, portanto, uma emoção tipicamente vata, de modo que pessoas de constituição vata ou em condição de vata agravado (excesso de ar) são mais propensas a senti-lo. Toda experiência de medo leva, portanto, à contrações musculares no organismo, no intuito de criar estabilidade, segurança e ao mesmo tempo “proteger o calor” do corpo em resposta à sensação de frio. Sabemos que a tensão muscular crônica têm sempre o medo como sua emoção matriz. Assim, a experiência contínua de insegurança leva nossa musculatura a ficar cronicamente enrijecida. Sobre esta relação entre o medo e o tecido muscular podemos dizer ainda que as pessoas de constituição vata são mais magras, com pouca massa muscular,
E qual é a sede de vata, ou seja o orgão de acúmulo? O intestino grosso, é claro!

O intestino, é considerado um núcleo de funções psíquicas, sendo que 95% da serotonina, substância responsável pela sensação de bem estar é produzida em seu interior. Quando desequilibrado interfere na capacidade de tomar decisões e sintomas como  instabilidade, medo e insegurança, sensação de exaustão mesmo após descanso, hiperatividade e déficit de atenção são sintomas comuns de serem observados. Tristeza e depressão também podem assim ser ligados ao seu desequilíbrio.

É assim que a Ayurveda vê o medo, e como tratá-lo ou se proteger dele, quando ele nos paralisa e deixamos de viver?
 Rotina e alimentação anti-vata para quem apresenta intestino irregular, bem como o uso de ervas e limpezas intestinais periódicas ( feitas por um profissional Ayurveda) A alimentação para quem sofre de prisão de ventre deve ser úmida, com uso de óleos vegetais ou ghee para facilitar a lubrificação do bolo fecal em maior quantidade. A alimentação anti-vata é caracterizada por conter alimentos  cozidos.

Alimentos que poluem o corpo e a mente:

- carnes de produção convencional onde os animais são bombardeados com vacinas e antibióticos que matam a beleza do intestino além de entrarem rapidamente em putrefação produzindo lixo para o sangue.
- Alimentos industrializados ricos em conservantes, conservadores e anti-fúnicos que ajudam a exterminar a flora.
- Açúcar e toda espécie de alimentos refinados que acidificam o sangue e destroem o equilíbrio do ph interno do organismo humano.

Irritação crônica e mau humor são as condições mais comuns de quem está literalmente enfezado ou retendo.Por isso, o melhor tratamento para esta condição é cuidar do intestino trazendo também à reflexão:  O que não consigo deixar ir embora em mim?

Terapeuta holística Ayurvédica Denise Cabral



2 comentários: