Os Gunas, Sattva, Rajas e Tamas, são atributos da energia
física primordial gerada a partir da união de Prakruti e Purusha. Tal conceito
remonta à Filosofia Samkhya da Criação.
"Purusha é a energia masculina, enquanto Prakruti é a
feminina. Purusha é sem forma, sem cor e ainda sem atributos, além de não ter
uma participação ativa na manifestação do universo. Essa energia é consciência
sem escolha, passiva.
Prakruti tem
forma, cor e atributos: é consciência com escolha, é Vontade Divina, Aquela que
deseja tornar-se muitas. O universo é a criança nascida no útero de Prakruti, a
Mãe Divina. Prakruti gera todas as formas no universo, enquanto Purusha é a
testemunha dessa criação. É energia física primordial, contendo os três
atributos, ou gunas, encontrados em toda a natureza, o cosmos em
evolução." (Vasant Lad)
A prática e a filosofia do Ayurveda são úteis não apenas para
restaurar o equilíbrio do corpo, mas também do espírito. Assim como podemos
identificar nossos doshas predominantes (Vata, Pitta e Kapha) e cultivar
hábitos coerentes com nossas necessidades, devemos reconhecer os nossos padrões
mentais, que vão determinar a maneira como percebemos e respondemos aos estímulos externos.
Tais padrões são chamados de Gunas e representariam nossas
tendências mentais:
sattva,rajas e tamas
A pessoa com rajas dominante nunca fica em paz. Rajas
provoca explosões de raiva e gera um desejo intenso. Ele torna a pessoa
inquieta e descontente, e dá origem a uma contínua atividade. A pessoa com
rajas dominante não consegue permanecer sentada, quieta; ela precisa ter sempre
algo para fazer. A grande paixão é rajas, assim como a agressividade, a
ganância e a raiva também o são. Ao mesmo tempo, rajas na sua expressão mais
positiva, especialmente quando combinado com sattva, é responsável por uma
atividade construtiva e criativa, pois gera energia, entusiasmo e coragem
física.
A pessoa rajásica adora o poder e os objetos dos sentidos.
Ela se apresenta em constante atividade e anseia sempre por mais poder para ser
capaz de dominar os outros; ela também é muito apegada às coisas materiais. A
manifestação direta do rajas dominante é a chama insaciável do desejo. Os
desejos precisam ser satisfeitos, caso contrário a vida da pessoa toma-se
deplorável! Quanto mais ela consegue satisfazer os desejos, mais ela quer. Ela
sempre quer mais - um pouco mais, um pouco mais, um pouco mais... Ela conquista
riqueza, poder, reputação e fama, mas nunca é suficiente.
Quando rajas é intenso, ele encobre o conhecimento e toma-se
inimigo da sabedoria. Sob a pressão de rajas, o homem alimenta ganância,
luxúria e raiva. Rajas ataca a pessoa através dos sentidos, da mente e do
entendimento, iludindo a alma encarnada. Para que a pessoa tenha uma vida
proveitosa e paz de espírito, rajas precisa ser apaziguado e equilibrado com
sattva.
"Tamas", diz Swami Prabhavananda, "é atoleiro
mental no qual afundamos sempre que sattva e rajas deixam de prevalecer."
Quando tamas prevalece na nossa mente e há indisposição de ânimo, externamos
algumas das nossas piores características: preguiça, burrice, obstinação e um
desespero forte e profundo. Tamas é frequentemente descrito como a escuridão e
a inércia. O desamparo, o embotamento, a confusão, a resistência e a ignorância
também são características de tamas. Quando ele domina, a mente pode ficar
esquecida, sonolenta, apática e incapaz de qualquer ação ou pensamento
proveitoso.
A pessoa dominada por tamas pode se parecer mais com um
animal do que com um ser humano; sem poder fazer um julgamento claro, ela pode
deixar de distinguir entre o certo e o errado. Como um animal, ela viverá para
si mesma e poderá ferir os outros para satisfazer seus desejos. Na sua
ignorância e cegueira, ela poderá praticar ações perversas.
Texto extraído do livro
O SEGREDO DA SAÚDE E DA LONGEVIDADE
Dr. Krishan Chopra
Como a alimentação, influencia nossa mente:
Alimentação Sátvica:
São comidas leves, frescas, naturais e orgânicas,
evitando-se a ingestão de transgênicos e conservantes. Essa qualidade favorece
a energia vital, a força e longevidade. Além de proporcionar um estado pacífico
e propício para a meditação, ela ajuda a eliminar a fadiga mental e cansaço
físico. Em resumo, são os alimentos mais saudáveis, que não acumulam toxina no
corpo. Muito presente na alimentação de monges, é característica no cardápio
das pessoas que meditam e devem ser cultivados pelas pessoas que não exercem
muitas funções físicas. Nenhum tipo de carne está incluído nesta categoria.
Alimentação rajásica:
São estimulantes, trazendo a sensação de aumento de energia
para praticarmos nossas atividades terrenas. Dessa forma, eles são fundamentais
para nossas vidas e afazeres, estimulando o sistema nervoso, a energia vital e
atividade mental. Por outro lado, podem ser ingeridos de forma desequilibrada,
causando agitação, cansaço mental e estresse. Por isso, esses alimentos são
associados ao trabalho de esportistas e empresários, que precisam de certa
agressividade pela conquista profissional. Outras profissões que exigem da
energia e força física também têm nos rajásicos seu suprimento. Saus qualidades
se caracterizam em salgada, quente e seca.
Alimentação tamásica:
Considerados impuros, pesados, de difícil digestão, de sabor
carregado, fermentados, densos, condicionados. Alimentos cozidos em excesso,
que já estejam estragados ou velhos e requentados. Também estão aqui os
produtos alimentícios, sintéticos, que incluem compostos químicos como
corantes, aditivos, conservantes, . Algumas carnes, que poderiam ser
consideradas rajásicas, passam a ser tamásicas quando não consumidas no seu
estado fresco, logo após serem abatidas.
Considerando todas essas características, incluímos
alimentos encontrados em supermercados e alguns restaurantes, como os de
fast-food. Alimentos tamásicos levam a um estado de tédio, inércia e preguiça,
aumentando os riscos de depressão e pensamentos negativos. Essa desarmonia é
impeditiva às práticas de meditação ao bem-estar consigo mesmo e com a
natureza. É importante lembrar também que tanto as comidas sátvicas quanto as
rajásicas, quando consumidas em excesso, tornam-se tamásicas.
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