AYURVEDA, YOGA E TERAPIAS NATURAIS

AYURVEDA, YOGA E TERAPIAS NATURAIS

terça-feira, 18 de novembro de 2014

PlaEf
A lavanda é uma das mais importantes plantas usadas na Aromaterapia, isso se deve ao seu enorme poder de cura e de tratamento do seu óleo essencial. 



As lavandas (Lavandula officinalis L.), popularmente conhecidas como alfazemas, da família da hortelã, já era utilizado pelos gregos e romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes por causa do seu perfume fresco e limpo. Era muito popularizada, tanto por repelir os insetos como pela duradoura fragrância.Acreditavam que assegurava a fidelidade quando plantada nos jardins das residências. Nessa época, era utilizada como produto curativo para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.
O herbanário Gerard aconselhava os que tinham uma leve enxaqueca ou o cérebro enevoado a banharem as têmporas com alfazema
Atualmente é utilizada como fins estéticos, decorativos, culinários, usos caseiros e terapêuticos. O uso holístico é bastante comum na fitoterapia e aromaterapia.


 Efeitos terapêuticos - calmante, relaxante muscular,excelente contra insônia, para pele pelas suas propriedades restauradoras e cicatrizantes. É útil em casos de picadas de insetos e queimaduras. A lavanda pode ser utilizada sem problemas por crianças.


Pode-ser usado o óleo aromatizante no difusor, para "tranquilizar" ambientes e pessoas ou misturado ao óleo vegetal (carreador) e usar em massagens relaxantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário