O Yoga e os
Três Gunas
A prática e
a filosofia do Ayurveda são úteis não apenas para restaurar o equilíbrio do
corpo, mas também do espírito. Assim como podemos identificar nossos Doshas
predominantes (Vata, Pitta e Kapha) e cultivar hábitos coerentes com nossas
necessidades, devemos reconhecer os nossos padrões mentais, que vão determinar
a maneira como percebemos e respondemos aos estímulos externos.
Tais padrões
são chamados de Gunas e representariam nossas tendências mentais: sattva,rajas
e tamas.
Sattva é
freqüentemente considerado como representando a pureza e a tranquilidade; rajas
se refere à ação, ao movimento e à violência; tamas é o princípio da solidez,
da imobilidade, da resistência e da inércia.
Os três
gunas estão presentes em tudo, mas um deles sempre predomina. Sattva prevalece
à luz do sol, rajas num vulcão em erupção e tamas num bloco de pedra. Na nossa
mente, os gunas se apresentam num relacionamento que muda com rapidez. Deste
modo, experimentamos disposições de ânimo
diferentes durante o dia.
Se sattva
predomina, podemos ter momentos de inspiração, de afeto desinteressado, de
alegria tranquila ou calma meditativa. Sattva representa a pureza, a luz, a
inteligência, o conhecimento, a satisfação, a clareza mental, a bondade, a
compaixão e a cooperação. A calma e a paz prevalecem numa pessoa ou numa
disposição de ânimo sattvica. As qualidades da pessoa na qual sattva predomina
incluem a coragem, a integridade, a pureza, a capacidade de perdoar e a
ausência da paixão, da raiva e do ciúme. Esta pessoa é calma e feliz. Quando
sattva domina, a mente toma-se firme como a chama de uma lanterna num local
onde não há vento. A mente equilibrada ajuda tanto a atividade quanto a
meditação, e aquele que é predominantemente sattvico pode meditar com eficácia
e é capaz de ter uma verdadeira concentração.
A pessoa com
rajas dominante nunca fica em paz. Rajas provoca explosões de raiva e gera um
desejo intenso. Ele toma a pessoa inquieta e descontente, e dá origem a uma
contínua atividade. A pessoa com rajas dominante não consegue permanecer
sentada, quieta; ela precisa ter sempre algo para fazer. A grande paixão é
rajas, assim como a agressividade, a ganância e a raiva também o são. Ao mesmo
tempo, rajas na sua expressão mais positiva, especialmente quando combinado com
sattva, é responsável por uma atividade construtiva e criativa, pois gera
energia, entusiasmo e coragem física.
A pessoa
rajásica adora o poder e os objetos dos sentidos. Ela se apresenta em constante
atividade e anseia sempre por mais poder para ser capaz de dominar os outros;
ela também é muito apegada às coisas materiais. A manifestação direta de rajas
dominante é a chama insaciável do desejo. Os desejos precisam ser satisfeitos,
caso contrário a vida da pessoa toma-se deplorável! Quanto mais ela consegue
satisfazer os desejos, mais ela quer. Ela sempre quer mais - um pouco mais, um
pouco mais, um pouco mais... Ela conquista riqueza, poder, reputação e fama,
mas nunca é suficiente.
Quando rajas
é intenso, ele encobre o conhecimento e toma-se inimigo da sabedoria. Sob a
pressão de rajas, o homem alimenta ganância, luxúria e raiva. Rajas ataca a
pessoa através dos sentidos, da mente e do entendimento, iludindo a alma
encarnada. Para que a pessoa tenha uma vida proveitosa e paz de espírito, rajas
precisa ser apaziguado e equilibrado com sattva.
"Tamas",
diz Swami Prabhavananda, "é atoleiro mental no qual afundamos sempre que
sattva e rajas deixam de prevalecer." Quando tamas prevalece na nossa
mente e há disposição de ânimo, externamos algumas das nossas piores
características: preguiça, burrice, obstinação e um desespero forte e profundo.
Tamas é freqüentemente descrito como a escuridão e a inércia. O desamparo, o
embotamento, a confusão, a resistência e a ignorância também são características
de tamas. Quando ele domina, a mente pode ficar esquecida, sonolenta, apática e
incapaz de qualquer ação ou pensamento proveitoso.
A pessoa
dominada por tamas pode se parecer mais com um animal do que com um ser humano;
sem poder fazer um julgamento claro, ela pode deixar de distinguir entre o
certo e o errado. Como um animal, ela viverá para si mesma e poderá ferir os
outros para satisfazer seus desejos. Na sua ignorância e cegueira, ela poderá
praticar ações perversas.
Texto extraído
do livro
O SEGREDO DA
SAÚDE E DA LONGEVIDADE
Dr. Krishan
Chopra
Será
impossível chegar ao estado sáttvico sem passar pelos outros estados porque
eles tem de ser o motor, se não estivermos mais rajásicos não conseguimos a
mudança, portanto todos os gunas estão relacionados e são inseparáveis.
Horários predominante dos 3 gunas
(quando o
corpo se cansa e a mente viaja,devido ao aumento da qualidade tamásica,a pessoa
cai no sono, por tanto uma mente
rajásica no horário tamásico prejudica o
sono saudável provocando insônia)
Sáttvico: 4:00 às 6:00 da manhã
Rajásico:
Meio do dia
Tamásico:
Fim do dia e noite
Alimentação
Sátvica:
São comidas
leves, frescas, naturais e orgânicas, evitando-se a ingestão de transgênicos e
conservantes. Essa qualidade favorece a energia vital, a força e longevidade.
Além de proporcionar um estado pacífico e propício para a meditação, ela ajuda
a eliminar a fadiga mental e cansaço físico. Em resumo, são os alimentos mais
saudáveis, que não acumulam toxina no corpo. Muito presente na alimentação de
monges, é característica no cardápio das pessoas que meditam e devem ser
cultivados pelas pessoas que não exercem muitas funções físicas. Nenhum tipo de
carne está incluído nesta categoria.
Alimentos
rajásicos:
São
estimulantes, trazendo a sensação de aumento de energia para praticarmos nossas
atividades terrenas. Dessa forma, eles são fundamentais para nossas vidas e
afazeres, estimulando o sistema nervoso, a energia vital e atividade mental.
Por outro lado, podem ser ingeridos de forma desequilibrada, causando agitação,
cansaço mental e estresse. Por isso, esses alimentos são associados ao trabalho
de esportistas e empresários, que precisam de certa agressividade pela
conquista profissional. Outras profissões que exigem da energia e força física
também têm nos rajásicos seu suprimento. Saus qualidades se caracterizam em
salgada, quente e seca.
Alimentos
tamásicos:
Considerados
impuros, pesados, de difícil digestão, de sabor carregado, fermentados, densos,
condicionados. Alimentos cozidos em excesso, que já estejam estragados ou
velhos e requentados. Também estão aqui os produtos alimentícios, sintéticos,
que incluem compostos químicos como corantes, aditivos, conservante . Algumas
carnes, que poderiam ser consideradas rajásicas, passam a ser tamásicas quando
não consumidas no seu estado fresco, logo após serem abatidas.
Considerando
todas essas características, incluímos alimentos encontrados em supermercados e
alguns restaurantes, como os de fast-food. Alimentos tamásicos levam a um
estado de tédio, inércia e preguiça, aumentando os riscos de depressão e
pensamentos negativos. Essa desarmonia é impeditiva às práticas de meditação ao
bem-estar consigo mesmo e com a natureza. É importante lembrar também que tanto
as comidas sátvicas quanto as rajásicas, quando consumidas em excesso,
tornam-se tamásicas.
Como está a
qualidade de sua vida hoje?
Faça o teste
e descubra qual o tipo de qualidade de vida você está levando agora.
1. Sua refeições normalmente contem:
a. Comida
preparada na hora, temperada suavemente.
b. Alimentos
que possuem um sabor forte, como algo muito doce ou salgado ou comida quente.
c. Comidas
mantidas durante a noite na geladeira, comidas picantes, pizzas, hamburguês,
refrigerantes.
d. Nenhuma
das anteriores.
2. Sua família ou o seu chefe lhe dão uma
tarefa a ser cumprida.
a. Você
trabalha com alegria. Mesmo não conseguindo um resultado esperado, você não
perde o entusiasmo e continua até atingir a meta.
b. Você fica
extremamente animado ou extremamente chateado com a tarefa. Você desanima e
perde o interesse se não atinge o seu objetivo.
c. Você
trabalha na tarefa mesmo achando aquilo horrível. “ Ah! Eu não deveria estar
fazendo isso” vem na sua mente toda hora.
d. Nenhuma
das anteriores.
3. Quanto
tempo leva para você completar uma tarefa?
a. Eu
trabalho feliz na minhas lista de coisas a fazer, e concluo no prazo
estipulado.
b. Eu tenho
tantas idéias, e acabo tomando mais tempo para terminar.
c. Eu gosto
de apreciar as coisas e fazer no meu próprio tempo.
d. Nenhuma
das anteriores.
4. Quando
alguém encontra com você e diz: “Olá! Como vai você?” Sua resposta:
a. Você
devolve o cumprimento educadamente.
b. Você se
pergunta o que aquela pessoa quer, e por que está sendo tão amável com você.
c. Você
pensa, “ Que arrogante! Ele sabe muito bem que não estou bem e ainda perguntam
como estou!”
d. Nenhuma
das anteriores.
Resultado:
Maioria “A”
Você possui
um pensamento claro e lógico, inteligência afiada, boa saúde, frescor e leveza
no corpo. Quando Sattva predomina em nosso ambiente e em nosso corpo, nos
sentimos leves, felizes, satisfeitos, alegres, alertas, focados, criativos,
prestativos e cheios de energia. Existe felicidade e paz. Você tende a adquirir
hábitos mais saudáveis. Você começa a preferir alimentos mais saudáveis. Você
se torna rápido para responder a situações e mais eficiente no trabalho. Você
tem mais vontade de meditar. Quanto mais Sattva em sua vida, mais facilmente
suas tarefas são cumpridas de forma eficaz e prazerosa.
Maioria “B”
A qualidade
dominante em sua vida é o Rajas ou Rajo Guna. Você tem bastante pensamentos e
se sente bastante agitado, existem muitos desejos e muitas coisas para fazer.
Você oscila entre estar muito feliz ou extremamente triste. Faça uma pausa,
medite.
Maioria “C”
O gunas
Tamas é a qualidade dominante em sua vida. Rajas e Tamas são responsáveis,
respectivamente, pela atividade e pelo repouso de nossa mente e nosso corpo.
Não podemos agir sem um pouco de Rajas, e não podemos dormir sem um pouco de
Tamas. Eles tem um lugar em nossas vidas, e são saudáveis quando estão em
equilíbrio. No entanto, quando Tamas prevalece, pode trazer uma ilusão, uma
compreensão errada e uma apatia.
Como melhorar
a qualidade da sua vida com o Yoga?
Durante o
tempo que passamos pensando no passado, nos preocupando com o futuro, ou
sonhando acordado, existe muito pouco de Sattva em nossa vida.
Práticas de
Yoga, como meditação, retiros de Yoga, momentos em silencio, pranayamas,
satsangs e conhecimentos elevam o Sattva.
Yoga:
Posturas de Yoga podem acalmar a agitação (Rajas) no corpo e na mente.
Pranayamas ou exercícios de respiração oxigenam todas as células do nosso corpo
e nos trazem pureza (Sattva) e equilíbrio.
Meditação:
quanto mais meditamos, mais Sattva aflora em nós e quanto mais Sattva existe em
nós, mais profunda é a nossa meditação.
Com a Yoga e
a meditação, você consegue reduzir o alto Tamas e aumentar o Sattva.
Se seu filho
está muito apático na escola ou em casa, e não consegue se concentrar direito,
tente observar qual Guna está criando esse desequilíbrio.
Se a criança
come bastante salgadinhos, biscoitos e refrigerantes, você saberá o que fazer
para equilibrar os Gunas.
Com as
técnicas do Yoga, você encontra o equilíbrio tão desejado.
Denise
Cabral Terapeuta Holística Ayurveda e Instrutora de Yoga.
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