AYURVEDA, YOGA E TERAPIAS NATURAIS

AYURVEDA, YOGA E TERAPIAS NATURAIS

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

         O Yoga e os Três Gunas




A prática e a filosofia do Ayurveda são úteis não apenas para restaurar o equilíbrio do corpo, mas também do espírito. Assim como podemos identificar nossos Doshas predominantes (Vata, Pitta e Kapha) e cultivar hábitos coerentes com nossas necessidades, devemos reconhecer os nossos padrões mentais, que vão determinar a maneira como percebemos e respondemos aos estímulos externos.
Tais padrões são chamados de Gunas e representariam nossas tendências mentais: sattva,rajas e tamas.
Sattva é freqüentemente considerado como representando a pureza e a tranquilidade; rajas se refere à ação, ao movimento e à violência; tamas é o princípio da solidez, da imobilidade, da resistência e da inércia.
Os três gunas estão presentes em tudo, mas um deles sempre predomina. Sattva prevalece à luz do sol, rajas num vulcão em erupção e tamas num bloco de pedra. Na nossa mente, os gunas se apresentam num relacionamento que muda com rapidez. Deste modo, experimentamos  disposições de ânimo diferentes durante o dia.
Se sattva predomina, podemos ter momentos de inspiração, de afeto desinteressado, de alegria tranquila ou calma meditativa. Sattva representa a pureza, a luz, a inteligência, o conhecimento, a satisfação, a clareza mental, a bondade, a compaixão e a cooperação. A calma e a paz prevalecem numa pessoa ou numa disposição de ânimo sattvica. As qualidades da pessoa na qual sattva predomina incluem a coragem, a integridade, a pureza, a capacidade de perdoar e a ausência da paixão, da raiva e do ciúme. Esta pessoa é calma e feliz. Quando sattva domina, a mente toma-se firme como a chama de uma lanterna num local onde não há vento. A mente equilibrada ajuda tanto a atividade quanto a meditação, e aquele que é predominantemente sattvico pode meditar com eficácia e é capaz de ter uma verdadeira concentração.


A pessoa com rajas dominante nunca fica em paz. Rajas provoca explosões de raiva e gera um desejo intenso. Ele toma a pessoa inquieta e descontente, e dá origem a uma contínua atividade. A pessoa com rajas dominante não consegue permanecer sentada, quieta; ela precisa ter sempre algo para fazer. A grande paixão é rajas, assim como a agressividade, a ganância e a raiva também o são. Ao mesmo tempo, rajas na sua expressão mais positiva, especialmente quando combinado com sattva, é responsável por uma atividade construtiva e criativa, pois gera energia, entusiasmo e coragem física.
A pessoa rajásica adora o poder e os objetos dos sentidos. Ela se apresenta em constante atividade e anseia sempre por mais poder para ser capaz de dominar os outros; ela também é muito apegada às coisas materiais. A manifestação direta de rajas dominante é a chama insaciável do desejo. Os desejos precisam ser satisfeitos, caso contrário a vida da pessoa toma-se deplorável! Quanto mais ela consegue satisfazer os desejos, mais ela quer. Ela sempre quer mais - um pouco mais, um pouco mais, um pouco mais... Ela conquista riqueza, poder, reputação e fama, mas nunca é suficiente.
Quando rajas é intenso, ele encobre o conhecimento e toma-se inimigo da sabedoria. Sob a pressão de rajas, o homem alimenta ganância, luxúria e raiva. Rajas ataca a pessoa através dos sentidos, da mente e do entendimento, iludindo a alma encarnada. Para que a pessoa tenha uma vida proveitosa e paz de espírito, rajas precisa ser apaziguado e equilibrado com sattva.
"Tamas", diz Swami Prabhavananda, "é atoleiro mental no qual afundamos sempre que sattva e rajas deixam de prevalecer." Quando tamas prevalece na nossa mente e há disposição de ânimo, externamos algumas das nossas piores características: preguiça, burrice, obstinação e um desespero forte e profundo. Tamas é freqüentemente descrito como a escuridão e a inércia. O desamparo, o embotamento, a confusão, a resistência e a ignorância também são características de tamas. Quando ele domina, a mente pode ficar esquecida, sonolenta, apática e incapaz de qualquer ação ou pensamento proveitoso.
A pessoa dominada por tamas pode se parecer mais com um animal do que com um ser humano; sem poder fazer um julgamento claro, ela pode deixar de distinguir entre o certo e o errado. Como um animal, ela viverá para si mesma e poderá ferir os outros para satisfazer seus desejos. Na sua ignorância e cegueira, ela poderá praticar ações perversas.

Texto extraído do livro
O SEGREDO DA SAÚDE E DA LONGEVIDADE
Dr. Krishan Chopra

Será impossível chegar ao estado sáttvico sem passar pelos outros estados porque eles tem de ser o motor, se não estivermos mais rajásicos não conseguimos a mudança, portanto todos os gunas estão relacionados e são inseparáveis.


 Horários predominante dos 3 gunas
(quando o corpo se cansa e a mente viaja,devido ao aumento da qualidade tamásica,a pessoa cai no sono, por tanto  uma mente rajásica no horário tamásico  prejudica o sono saudável provocando insônia)
Sáttvico:  4:00  às 6:00 da manhã
Rajásico: Meio do dia
Tamásico: Fim do dia e noite




Alimentação Sátvica:

São comidas leves, frescas, naturais e orgânicas, evitando-se a ingestão de transgênicos e conservantes. Essa qualidade favorece a energia vital, a força e longevidade. Além de proporcionar um estado pacífico e propício para a meditação, ela ajuda a eliminar a fadiga mental e cansaço físico. Em resumo, são os alimentos mais saudáveis, que não acumulam toxina no corpo. Muito presente na alimentação de monges, é característica no cardápio das pessoas que meditam e devem ser cultivados pelas pessoas que não exercem muitas funções físicas. Nenhum tipo de carne está incluído nesta categoria.

Alimentos rajásicos:

São estimulantes, trazendo a sensação de aumento de energia para praticarmos nossas atividades terrenas. Dessa forma, eles são fundamentais para nossas vidas e afazeres, estimulando o sistema nervoso, a energia vital e atividade mental. Por outro lado, podem ser ingeridos de forma desequilibrada, causando agitação, cansaço mental e estresse. Por isso, esses alimentos são associados ao trabalho de esportistas e empresários, que precisam de certa agressividade pela conquista profissional. Outras profissões que exigem da energia e força física também têm nos rajásicos seu suprimento. Saus qualidades se caracterizam em salgada, quente e seca.

Alimentos tamásicos:
Considerados impuros, pesados, de difícil digestão, de sabor carregado, fermentados, densos, condicionados. Alimentos cozidos em excesso, que já estejam estragados ou velhos e requentados. Também estão aqui os produtos alimentícios, sintéticos, que incluem compostos químicos como corantes, aditivos, conservante . Algumas carnes, que poderiam ser consideradas rajásicas, passam a ser tamásicas quando não consumidas no seu estado fresco, logo após serem abatidas.
Considerando todas essas características, incluímos alimentos encontrados em supermercados e alguns restaurantes, como os de fast-food. Alimentos tamásicos levam a um estado de tédio, inércia e preguiça, aumentando os riscos de depressão e pensamentos negativos. Essa desarmonia é impeditiva às práticas de meditação ao bem-estar consigo mesmo e com a natureza. É importante lembrar também que tanto as comidas sátvicas quanto as rajásicas, quando consumidas em excesso, tornam-se tamásicas.


Como está a qualidade de sua vida hoje?

Faça o teste e descubra qual o tipo de qualidade de vida você está levando agora.

 1. Sua refeições normalmente contem:
a. Comida preparada na hora, temperada suavemente.

b. Alimentos que possuem um sabor forte, como algo muito doce ou salgado ou comida quente.

c. Comidas mantidas durante a noite na geladeira, comidas picantes, pizzas, hamburguês, refrigerantes.

d. Nenhuma das anteriores.


 2. Sua família ou o seu chefe lhe dão uma tarefa a ser cumprida.
a. Você trabalha com alegria. Mesmo não conseguindo um resultado esperado, você não perde o entusiasmo e continua até atingir a meta.

b. Você fica extremamente animado ou extremamente chateado com a tarefa. Você desanima e perde o interesse se não atinge o seu objetivo.

c. Você trabalha na tarefa mesmo achando aquilo horrível. “ Ah! Eu não deveria estar fazendo isso” vem na sua mente toda hora.

d. Nenhuma das anteriores.



3. Quanto tempo leva para você completar uma tarefa?
a. Eu trabalho feliz na minhas lista de coisas a fazer, e concluo no prazo estipulado.

b. Eu tenho tantas idéias, e acabo tomando mais tempo para terminar.

c. Eu gosto de apreciar as coisas e fazer no meu próprio tempo.

d. Nenhuma das anteriores.



4. Quando alguém encontra com você e diz: “Olá! Como vai você?” Sua resposta:
a. Você devolve o cumprimento educadamente.

b. Você se pergunta o que aquela pessoa quer, e por que está sendo tão amável com você.

c. Você pensa, “ Que arrogante! Ele sabe muito bem que não estou bem e ainda perguntam como estou!”

d. Nenhuma das anteriores.

 Resultado:

Maioria “A”
Você possui um pensamento claro e lógico, inteligência afiada, boa saúde, frescor e leveza no corpo. Quando Sattva predomina em nosso ambiente e em nosso corpo, nos sentimos leves, felizes, satisfeitos, alegres, alertas, focados, criativos, prestativos e cheios de energia. Existe felicidade e paz. Você tende a adquirir hábitos mais saudáveis. Você começa a preferir alimentos mais saudáveis. Você se torna rápido para responder a situações e mais eficiente no trabalho. Você tem mais vontade de meditar. Quanto mais Sattva em sua vida, mais facilmente suas tarefas são cumpridas de forma eficaz e prazerosa.


Maioria “B”
A qualidade dominante em sua vida é o Rajas ou Rajo Guna. Você tem bastante pensamentos e se sente bastante agitado, existem muitos desejos e muitas coisas para fazer. Você oscila entre estar muito feliz ou extremamente triste. Faça uma pausa, medite.

Maioria “C”
O gunas Tamas é a qualidade dominante em sua vida. Rajas e Tamas são responsáveis, respectivamente, pela atividade e pelo repouso de nossa mente e nosso corpo. Não podemos agir sem um pouco de Rajas, e não podemos dormir sem um pouco de Tamas. Eles tem um lugar em nossas vidas, e são saudáveis quando estão em equilíbrio. No entanto, quando Tamas prevalece, pode trazer uma ilusão, uma compreensão errada e uma apatia.

Como melhorar a qualidade da sua vida com o Yoga?
Durante o tempo que passamos pensando no passado, nos preocupando com o futuro, ou sonhando acordado, existe muito pouco de Sattva em nossa vida.

Práticas de Yoga, como meditação, retiros de Yoga, momentos em silencio, pranayamas, satsangs e conhecimentos elevam o Sattva.

Yoga: Posturas de Yoga podem acalmar a agitação (Rajas) no corpo e na mente. Pranayamas ou exercícios de respiração oxigenam todas as células do nosso corpo e nos trazem pureza (Sattva) e equilíbrio.

Meditação: quanto mais meditamos, mais Sattva aflora em nós e quanto mais Sattva existe em nós, mais profunda é a nossa meditação.
Com a Yoga e a meditação, você consegue reduzir o alto Tamas e aumentar o Sattva.


Se seu filho está muito apático na escola ou em casa, e não consegue se concentrar direito, tente observar qual Guna está criando esse desequilíbrio.

Se a criança come bastante salgadinhos, biscoitos e refrigerantes, você saberá o que fazer para equilibrar os Gunas.

Com as técnicas do Yoga, você encontra o equilíbrio tão desejado.





Denise Cabral Terapeuta Holística Ayurveda e Instrutora de Yoga.




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