AYURVEDA, YOGA E TERAPIAS NATURAIS

AYURVEDA, YOGA E TERAPIAS NATURAIS

quarta-feira, 3 de junho de 2015


Lepa



O Lepa é o tratamento ayurvédico que utiliza uma mistura especial de ervas, minerais, óleos vegetais e essenciais e também alguns alimentos para formar uma pasta medicinal para aplicação tópica. Segundo a tradição ayurvédica, existem três principais tipos de lepa: pralepa, pradeha e alepam.
O pralepa e o alepam, são lepas indicados para desordens pitta e kapha - modalidades de qualidade adstringentes e anti inflamatória. O alepam e indicado para desequilíbrios da pele como acne e psoríase, e o pralepa, para desequilíbrios do sangue , dores inflamatórias e sensações de ardência. A terceira modalidade, o pradeha, é um lepa de característica nutritiva e restaurativa, para tratar principalmente desordens de origem vata e conferir saúde, viscosidade e força para o corpo e para a pele.

A terpaia do lepa está inserido dentro dos famosos tratamentos de beleza ayurvédicos e do Rasayana (rejuvenecimeto). Quando aplicado como fórmula estética – pricipalmente para beleza facial, os lepas têm a função de:
Desintoxicar e drenar impurezas como o excesso de oleosidade e as inflamações purulentas.




Lepa para Sinusite:


A sinusite é um desequilíbrio inflamatório que ataca os seios paranasais. Segundo a medicina ocidental, está quase sempre relacionada a um processo infeccioso bacteriano ou viral ou de um processo alérgico como a renite. Na sinusite, o muco torna-se muito espesso e não consegue ser eliminado provocando uma dolorosa pressão nos seios nasais e dor de cabeça principalmente a região das têmporas. Em alguns casos, os sintomas são mais intensos e a pessoa pode ter a visão embasada e febre. Para a fisiologia ayurvédica, a inflamação no sinus envolve: Prana, o subdosha de vata presente nos espaços vazios dos seios nasais, Shleshaka-kapha, o subdosha de kapha com a função de manter a lubrificação no organismo, Avalambaka-kapha, subdosha de kapha que promove a integridade funcional do sistema respiratório e a presença de ama acompanhada por fogo digestivo insuficiente. Na sinusite, ama se mistura com sleshaka e avalambaka-kapha, tornando muito espessa. Prana, que ocupava antes o espaço etéreo dos seios é expulso do local. Slechaka-kapha que deveria facilitar a expulsão do muco perde sua função.

Fatores dietéticos: A causa principal para o desequilíbrio destes subdoshas são uma dieta inapropriada com excesso de trigo, laticínios, alimentos pesados e frios e a ingesta poucos líquidos ou líquidos muito frios durante o inverno. Dieta produtora de toxinas (ama) causa debilidade ao sistema imunológico, apagando o fogo digestivo e comprometendo a nutrição de todos os tecidos. Desta forma, o organismo fica mais suscetível a entrada de vírus e bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário