Embora haja uma prática geral feita durante a menstruação, como flexões para a frente, posturas deitadas e prevenção de todas as inversões, como um praticante de yoga, a mulher deve compreender suas fraquezas e as necessidades particulares de seu próprio corpo. A prática regular traz uma nova consciência dentro de nós. Ficamos mais sensível ao nosso corpo. O corpo fala, se queremos descansar, queremos dormir. Queremos aprender por nós mesmas, para que os ajustes necessários e correções possam ser feitos.
Devemos entender claramente que as diferenças nos níveis hormonais causam ao corpo feminino certas alterações físicas, juntamente com mudanças de atitudes mentais. Assim, a saúde das mulheres será mantida com esta forma particular de prática. Durante este período, entre uma menstruação e a próxima, uma grande mudança irá ocorrer nos níveis hormonais. Os hormônios em nosso corpo vão mudando de um dia para o outro.
Às vezes nos sentimos muito ativas, capazes de ter ainda mais estresse nesses momentos que os homens. Às vezes sentimos que estamos tão exaustas que simplesmente não podemos fazer nada. Às vezes nos sentimos muito bem equilibradas por dentro, tanto quanto o nosso equilíbrio mental estiver. Em outros momentos, descobrimos que o nosso desequilíbrio emocional é tão grande que apesar de sermos pessoas fortes, se alguém diz alguma coisa, de repente ficamos perturbadas e nos tornamos instáveis. Sentimo-nos saudáveis ou não, normal ou em sofrimento em nosso corpo e mente, devido aos altos e baixos hormonais que ocorrem em nós. Tornamo-nos mais sensíveis. Às vezes nos sentimos absolutamente saudáveis e às vezes sem esperança. Se você observar cuidadosamente a si mesma enquanto pratica āsanas, você pode achar que está inesperadamente muito dura. Por mais que você tente, é como se algo estivesse prendendo você por dentro. Você não é capaz de fazer muito. Você não é capaz de dobrar, de transformar e assim por diante. Em outros momentos, você pode achar que é capaz de fazer tudo tão fácil que não sabe como as coisas podem possivelmente ser tão fáceis. Todos estes humores do corpo depende dos hormônios, de acordo com a ciência moderna. Então, primeiro temos de descobrir como se livrar desses humores do corpo e da mente e tentar manter um equilíbrio hormonal.
Em Ayurveda, não existe o conceito de hormônios. No entanto,Ayurveda não exclui situações como se tornar emocionalmente sensível, sofrendo alterações de humor, perdendo a paciência, tendo tremores no corpo e assim por diante. Obviamente todos estes problemas estão enraizados nos tridoshas, nomeados vata, pitta ekapha. Estes três humores do corpo variam, conforme a própria constituição da pessoa durante a menstruação. O início do sangramento menstrual acontece com o agravamento de vata. Menos sangramento ou a interrupção súbita de sangramento é por causa de vata. Dores no corpo são por causa de Vata. Náuseas, vômitos, sensação de repentinas de quentes e frios, excesso de sangramento ou febre acontecem por causa de pitta agravado. Embotamento, lentidão, retenção de água, inchaço no corpo e seios, aumento da distância entre dois períodos de 30 a 35 dias é por causa de kapha. Vata inicia o processo de sangria, pitta mantém a continuidade do fluxo e kapha traz a paralisação do fluxo. Basicamente, o ingrediente chamado rakta (sangue), que é um dos sete ingredientes (sapta dhatu), passa por uma transformação devido aos três humores, e ārtava, (o sangue menstrual), é lançado fora, como mala (resíduo) . Portanto, Ayurveda trata do processo de correção e limpeza a partir do primeiro dia seguinte ao último dia do período menstrual. Yoga também permanece circunscrita nesta essa idéia. Assim que o período mensal termina, é muito importante começar a prática de inversões, a fim de estabelecer o equilíbrio constitucional de vata, pitta e kapha.
Vata, pitta e kapha não só afetam as funções fisiológicas e o metabolismo do corpo, mas também afetam a mente e os nervos. A pessoa experimenta transtornos emocionais, mudança de atitudes mentais e mau humor. Eles afetam o poder de determinação, a discriminação do pensamento e a memória também. O nível de energia fica diferente por isso o desempenho é diferente.
Vamos comentar!!
ResponderExcluir